Numa entrevista para a THR, Ben Affleck revelou a razão para ter deixado de ser o homem morcego, abrindo portas para Robert Pattinson assumir o lugar.
O ator explicou que estava animado com a idéia de atuar e dirigir The Batman e preparou até um roteiro para o filme.
Mas, quando ele mostrou o que escreveu para um de seus amigos (que não revelou quem era ), ouviu algo desanimador para ele:
Eu mostrei o roteiro de The Batman para uma pessoa. Ele respondeu:
“O roteiro é bom. Mas eu também acho que você vai beber até morrer se passar por tudo isso de novo.”
O ator foi anunciado como Batman em agosto de ano 2013 e interpretou o personagem em Batman vs Superman: A Origem da Justiça em 2016, fez uma breve aparição em Esquadrão Suicida também em 2016 e encerrou sua participação no DC Universe com Liga da Justiça em 2017.
Affleck já falou abertamente sobre seu problema com alcoolismo. Uma das mais recentes, foi em nesse longa entrevista ao The New York Times:
Na minha humilde opinião, ele retratou um dos melhores Batmans no que diz respeito a visual e presença em cena. E protagonizou um dos melhores momentos de ação do Morcego em tela ( cena de BVS que ilustra essa matéria ) remetendo aos Games Batman Arkham e as animações DC que são, indiscutivelmente, excelentes. Deixará saudade em muitos fãs.